Cartucho de tinta e toner: saiba quais as diferenças e quando usar

    Muitas pessoas acabam se confundindo na hora de comprar suprimentos para sua impressora. Não sabem qual a diferença de cada um e, nem qual tecnologia funciona melhor para a sua necessidade em impressões. Para você não ficar mais em dúvida, listamos as principais diferenças entre cartucho de tinta e toner.
    Confira, logo abaixo:

    Cartucho de tinta x cartucho de toner

    O cartucho de tinta é uma das primeiras tecnologias modernas inventadas para impressão. São recipientes de tinta líquida, usado em impressoras jato de tinta, nas cores primárias CMYK (Cian, Magenta, Yellow and Black). Durante a impressão são liberadas doses exatas de cada cor, que formam o conteúdo a ser impresso.


    Já o cartucho de toner funciona em impressoras a laser e é carregado de tinta em pó, também nas cores primárias CMYK. Quando aquecidos, os pigmentos em pó são transferidos para o papel, através dos cilindros fotocondutores presentes na impressora.

    Em linhas gerais:

    • A diferença entre cartucho de tinta e toner está na tecnologia usada para impressão;
    • O toner leva tinta em pó, enquanto o cartucho de tinta usa tinta líquida; e
    • O cartucho de tinta libera gotículas por cor, já o toner precisa aquecer a tinta em pó para que esta seja transferida para o papel, através de cilindros.

    Qual usar: cartucho de tinta ou toner?

    Qualidade de impressão

    O toner é mais recomendado para trabalhos profissionais, ou que necessitam de maior fidelidade e riqueza de detalhes. A impressora a laser polariza o pó de carbono, que o torna mais aderente à superfície, resultando em impressões de excelente qualidade visual, aspecto brilhante e aparência envernizada. Enquanto que impressões a jato de tinta, são mais indicadas para trabalhos caseiros.

    Impressoras a laser ou jato de tinta?

    Impressoras a laser são mais comuns em gráficas, que trabalham com alta tiragem e possuem um capital maior para investir na compra do equipamento e em sua manutenção (compra de cartuchos de tinta, cilindros, limpeza e etc). Oferecem maior rapidez de impressão e um ótimo custo benefício. Impressoras jato de tinta são mais indicadas para uso doméstico, impressão de trabalhos escolares e demais necessidades rotineiras. O investimento em equipamento é menor, apesar da vida útil dos cartuchos de tinta também ser menor.

    E agora, qual devo usar?

    Para saber qual atende melhor suas necessidades é preciso avaliar o uso que você faz de impressões. O toner oferece qualidade de impressão superior, mais indicado para fotografias e documentos. Enquanto o cartucho de tinta é mais voltado para o uso doméstico: impressão de rascunhos, boletos, trabalhos escolares, materiais para consulta e outros. E então, qual é mais indicado para você: cartucho de tinta ou toner? Curta, comente e compartilhe com seus amigos, que partilham da mesma dúvida.

    → Com mais de 15 anos de experiência no mercado de cartuchos e toners, a Selfprint é referência em seu segmento, no Itaim Bibi. Conheça nossas soluções em compra e venda de cartuchos de tinta e toners. Fale conosco: ✆ 11 3045-7373 | contato@selfprintcartuchos.com.br

    Cartucho de tinta e toner: saiba quais as diferenças e quando usar
    5 (100%) 5 votes